Meteoros – 6 vídeos incríveis!

Muitos são fascinados por chuvas de meteoros!

O sistema solar compõe-se de oito planetas que orbitam o Sol. Além deles, existem milhares de asteroides rochosos que se movem com incrível rapidez, a maioria deles num cinturão entre Marte e Júpiter. Observaram-se também milhares de cometas.

Quais desses astros orbitam mais longe do Sol? Os cometas, sem dúvida.

A palavra “cometa” vem do grego kométes, que significa “astro cabeludo”. Essa expressão se refere às compridas caudas curvas que se estendem da cabeça brilhante desses astros.

No quarto século AC, Aristóteles propôs que os cometas eram nuvens de gás luminoso bem alto no céu. Poucos séculos depois, o filósofo romano Sêneca astutamente sugeriu que os cometas eram corpos celestes em órbita.

Com a invenção do telescópio e a descoberta da lei de gravitação, de Newton, o estudo dos cometas se tornou uma ciência mais exata. Em 1705, Edmond Halley já havia determinado que os cometas orbitam o Sol em órbitas compridas e elípticas. Além disso, notou que os cometas que haviam aparecido nos anos 1531, 1607 e 1682 tinham trajetórias similares e estavam separados por intervalos regulares de cerca de 75 anos. Halley sugeriu corretamente que todas essas eram aparições do mesmo cometa, mais tarde chamado de cometa Halley.

Os pesquisadores hoje sabem que os cometas têm um núcleo sólido, em geral com 1 a mais de 20 quilômetros de diâmetro. Talvez a melhor descrição do núcleo seja a de um iceberg escuro e sujo, composto na maior parte de gelo misturado com pó. Imagens bem de perto do cometa Halley produzidas pela sonda Giotto em 1986 mostram jatos de gás e pó saindo do cometa. Essas emissões geram a brilhante cabeça do cometa e a cauda vista da Terra.

O site Já Viu Isso traz hoje para você 6 vídeos impressionantes de quedas de meteoros registradas por cinegrafistas atentos. Todos eles são reais, sem edições para parecerem incríveis. Clique e descubra os efeitos visuais produzidos por estes velozes astros do Universo!

 

Vídeos de chuvas de meteoros e de quedas isoladas

 

#1. Rússia

#2. Chuva de meteoros – Lyrid

#3. Perseids – Chuva de meteoro

#4. Filme da NASA

#5. Chuva – Geminid

#6. Buenos Aires, Argentina

Meteoros – 6 vídeos incríveis!
Avalie este post

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência e para entender como você usa nossos serviços. Aceito Leia Mais

error: Content is protected !!