Seguro Viagem Internacional: Tudo que Você Precisa Saber

Seguro Viagem Internacional: O que é, como funciona e quanto custa.

Fazer uma viagem internacional é o sonho de muitos de nós.

Conhecer novos países, novas culturas, mergulhar em cada detalhe da viagem é uma experiência única, que transforma a vida.

Por isso mesmo, existe uma necessidade de estar “seguro” durante uma viagem para outro país, para que consigamos realmente curtir o passeio sem se preocupar.

Logo, só existe uma maneira de ter este tipo de segurança, é contratando um seguro viagem.

Seguro Viagem Internacional: O que é, como funciona e quanto custa

Seja lá qual for seu destino, Europa, Estados Unidos (EUA), America do Sul (Chile, Argentina, Peru, por exemplo), existe sempre uma necessidade de planejamento.

Por se tratar de um evento tão especial, quem vai fazer uma viagem internacional costuma se preocupar com praticamente tudo: roupas, quantidade de malas, hospedagem, itinerários.

Em geral, os viajantes tendem a deixar para a última hora um item crucial, que deveria ser decidido logo no princípio: o “seguro viagem internacional”.

Você sabe por que ele é tão importante?

Não? Então confira esse texto. Aqui, vamos lhe contar tudo o que você precisa saber sobre o seguro viagem internacional e como contratar a melhor apólice para você e seus entes queridos.

O Que é Seguro Viagem Internacional?

O seguro viagem internacional é um contrato, firmado entre o viajante e a seguradora, onde a empresa se compromete a dar a assistência necessária àquela pessoa durante a viagem ao exterior.

Nessa assistência estão incluídos tanto problemas médicos como incidentes envolvendo a bagagem daquela pessoa, conforme explicaremos melhor no tópico abaixo.

Essa cobertura, no entanto, precisa se encaixar tanto no valor do plano contratado pelo viajante como nas coberturas descritas em seu contrato para que tudo seja aceito em caso de necessidade.

O que Cobre?

Embora um seguro viagem internacional possa ter coberturas diferenciadas, variando de seguradora para seguradora, uma resolução da Superintendência de Seguros Privados, a Susep, criou algumas que são oferecidas por todas as empresas.

Um exemplo disso é a cobertura de despesas médicas por acidentes. Aqui está incluído o tratamento, os medicamentos e o transporte necessário para que o viajante chegue ao consultório ou hospital onde está se tratando.

O seguro viagem internacional cobre, também, despesas relacionadas à invalidez total ou parcial, retornos ao local de origem ou óbito por causas naturais ou acidentais. Aqui, cabe frisar que esses eventos devem ter acontecido durante a viagem.

Além destes incidentes envolvendo a integridade física e a saúde de um viajante, o seguro viagem internacional pode dar direito, também, a uma indenização por extravio de bagagem, cancelamento de passagem ou, ainda, por despesas farmacêuticas e jurídicas.

As seguradoras podem, também, oferecer outros tipos de coberturas em seu seguro. Para conhecer cada um deles é muito importante que você entre em contato com a empresa e leia atentamente o contrato que assinou.

Como Contratar?

Para contratar o seguro viagem internacional, o turista pode procurar a agência onde fechou o pacote e solicitar a intermediação deles para que a operação seja feita.

Aqui, no entanto, não é possível fazer uma negociação dos termos existentes ou que tipo de coberturas podem ser mais ou menos vantajosas. Esse tipo de discussão é possível apenas quando o próprio viajante contrata seu seguro.

Neste caso, é possível fazer essa contratação diretamente com as seguradoras, verificando atentamente suas apólices e entendendo qual o grau de cobertura.

É Obrigatório?

Embora seja altamente recomendável que uma pessoa que vá se ausentar de seu país contrate um seguro viagem, ter essa apólice consigo durante a viagem nem sempre é obrigatório.

Isso porque alguns destinos não cobram que o passageiro tenha esse documento para entrar. No entanto, existem alguns países onde o turista só entra se tiver contratado um seguro viagem internacional.

É o caso dos países da Europa que integram o Tratado de Schengen, um grupo onde algumas normas foram unificadas.

Para entrar nestes países, o visitante precisa ter contratado em seguro em seu nome de, no mínimo, 30 mil euros.

Vantagens?

Imagine você chegar a um país desconhecido e, de repente, passar mal ou sofrer um acidente, mesmo que leve e precisar ir ao hospital. Chegando lá, você é recebido com uma conta cobrando cada um dos procedimentos médicos.

Parece ruim, não é mesmo? Pois é isso que acontece com quem não contrata um seguro viagem internacional.

A grande vantagem desse seguro é proteger o viajante de eventos que poderiam acabar com a diversão e causar um enorme prejuízo. Isso porque, se aqui no Brasil temos direito a serviços de saúde gratuitos, em outros países isso não existe.

Além disso, o seguro viagem internacional protege também as pessoas que lhe acompanham, garantindo que elas possam resolver eventuais problemas que o deixem incapacitado ou até mesmo lhe fazer companhia em uma eventual internação.

Por que Devo Contratar um Seguro Viagem Internacional?

Ter um seguro viagem internacional contratado representa segurança. Com ele, você pode andar tranquilo pelos destinos que vai visitar, sem sentir medo de comer algo que lhe faça mal, precisar ir ao médico e não ter como pagar a consulta.

Esse seguro garante que sua bagagem vá e volte com você, evitando a dor de cabeça de perder tudo no caminho. Mas, se caso isso infelizmente aconteça, a empresa devolverá parte do seu dinheiro, para que novas peças de roupa e outros itens sejam adquiridos.

Em suma: contratar um seguro viagem internacional é poder andar sem se preocupar com nada. Apenas em se divertir e curtir os roteiros.

Como Usar o Seguro Viagem Internacional?

Caso você esteja viajando e algum incidente aconteça, é hora de acionar o seguro viagem internacional. Como fazer isso? Simples. O primeiro passo é fazer uma ligação para a seguradora, informando do ocorrido.

Os atendentes irão lhe direcionar, para que possa buscar a ajuda necessária no lugar certo e indicar também quais documentos devem ser providenciados para que a cobertura seja acionada.

Valores do Seguro Viagem

Conforme comentamos, o seguro viagem internacional costuma cobrir incidentes cujo valor esteja dentro do contratado. Mas, o que acontece se meu tratamento superar essa estimativa?

Bem, caso isso aconteça, a seguradora cobrará do estabelecimento que está prestando o atendimento o excedente. Esse local cobrará o paciente, para que faça esse pagamento.

Por isso os valores podem variar, mas em geral, tem taxas fixas.

Qual o Melhor Seguro de Viagem Internacional?

Agora que você já sabe tudo sobre a parte operacional do seguro, já sabe qual é o melhor? A resposta é: depende de suas necessidades.

Afinal, a melhor apólice será aquela que vai atender o que você precisa naquele momento.

Para ter certeza de que escolheu o seguro certo, pesquise muito, e sempre, antes de marcar a viagem.

Existem sites de comparação que reúnem várias seguradoras. Ali, você pode ter uma boa noção de qual produto se encaixa melhor a você e fazer a cotação correta para seu perfil.

As seguradoras/seguros/cartões de crédito mais procurados para viagens internacionais:

  • Mastercard e Mastercard Platinum;
  • Visa, Visa Platinum, Visa Infinite;
  • Allianz Seguros;
  • Porto Seguro;
  • Sulamérica;
  • Bancos como Itaú, Santander, Banco do Brasil e Bradesco.

Quanto Custa o Seguro Viagem Internacional?

Em geral, um seguro viagem internacional não custa muito caro, justamente para que as pessoas possam contratar o serviço. Cada apólice gira em torno de R$ 9 a R$ 25, para destinos internacionais. Estes valores podem variar de acordo com a seguradores contratada.

Na hora da contratação, verifique atentamente todas as coberturas oferecidas, pois isso pode alterar o valor final do seguro.

Este guia lhe ajudou de alguma maneira? Então compartilhe o artigo com seus amigos, isto pode ajudar!

Leia também: Cuidados na Hora da Viagem Internacional

Seguro Viagem Internacional: Tudo que Você Precisa Saber
5 (100%) 1 voto[s]

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência e para entender como você usa nossos serviços. Aceito Leia Mais