5 Imagens de Desastres e Tragédias – Antes e Depois

Os efeitos resultantes de tragédias são devastadores. Mesmo assim, de todo o dinheiro gasto hoje na América Latina em função de desastres naturais, por exemplo, mais de 90% vai para o atendimento das vítimas e menos de 10% para a prevenção.

Por isso, vamos entender um pouco a diferença entre fenômeno natural e desastre natural. O primeiro é um evento natural — como uma enchente ou um terremoto — com potencial de virar uma tragédia, embora nem sempre isso aconteça.

Tragédias – Antes e Depois

Por exemplo, as inundações na desabitada bacia amazônica, no Brasil, são eventos naturais que causam poucos danos. Mas as inundações em Bangladesh, no seu densamente povoado delta do Ganges, causam amplas perdas humanas, materiais e ambientais. Nestes casos, o fenômeno natural passa a ser desastre natural.

James P. Bruce, especialista no assunto, diz que “uma tendência de aumento na gravidade e na freqüência de fenômenos naturais” pode ser “um fator contribuinte”.

Ele e outros cientistas concordam, porém, que a causa principal do aumento de catástrofes não é o aumento de fenômenos naturais, mas sim uma maior exposição do homem a tais eventos.

Esta aumentada exposição, destaca a revista A Saúde do Mundo, é causada por uma “mistura em evolução de condições demográficas, ecológicas e tecnológicas” para cuidar da saúde.

Quais são alguns dos componentes dessa mistura provocadora de desastres?

Motivos de algumas tragédias

Um deles é a crescente população mundial. Com o contínuo aumento da família humana, as probabilidades de que um fenômeno natural venha a atingir parte dos 8 bilhões de pessoas no mundo, também aumentam.

Também, a crescente densidade demográfica continua a forçar milhões de pobres a morar em prédios inseguros, em áreas conhecidas por investidas regulares da natureza. O resultado não surpreende: desde 1960, a população mundial quase triplicou, mas as perdas provocadas por catástrofes aumentaram quase dez vezes!

Abaixo, você poderá ter uma idéia de como algumas regiões eram antes de uma tragédia, ou de como se recuperaram depois dela. Assim, podemos ter uma ideia mais ampla dos efeitos que essas tragédias tem nas regiões afetadas.

#1. Fotos aéreas da região da cidade de Mariana, MG, Brasil, antes e depois de estourar a barragem da mineradora Samarco, no dia 5 de novembro de 2015.

tragédias

tragédias

tragédias

tragédias

 

#2. Imagens de uma nova ilha formada a 45km da cidade de Nuku’alofa, Tonga, após a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’pai em dezembro de 2015.

tragédias

 

 Fotos registradas dentro da nova ilha, em Tonga.

tragédias

tragédias

 

#3. Imagens impressionantes de ilha sendo formada por uma erupção vulcânica dentro do mar, na costa de Nishinoshima, Japão.

tragédias

tragédias

tragédias

tragédias

tragédias

 

#4. Imagens comparativas de antes e depois do terremoto, seguido de tsunami, que ocorreu no Japão no dia 11 de março de 2011.

tragédias

 

Imagens da costa japonesa depois dos esforços de reconstrução.

4.2

 

#5. A diferença da região de Banda Aceh, Indonésia, 10 anos depois do tsunami de 2004. Um belo exemplo de recuperação após grandes tragédias!

tragédias

Esperamos não ver estas imagens de tragédias daqui para frente, mas infelizmente nosso mundo e a natureza são implacáveis, no entanto, o homem precisa contribuir para que tragédias como estas não aconteçam mais pelas nossas mãos! Até a próxima…

5 Imagens de Desastres e Tragédias – Antes e Depois
5 (100%) 2 votos

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência e para entender como você usa nossos serviços. Aceito Leia Mais

error: Content is protected !!